sábado, 26 de julho de 2014

POR QUE EXISTEM OS REMÉDIOS??????




Se existe a Vitamina D, por que que existem os remédios???????


Foi com esta pergunta que o Dr. Carlos Bernardo Tauil finalizou a entrevista, realizada em 18/07/2014, sorrindo como o detentor da verdade que ele proclamava. Como membro da Academia Brasileira de Neurologia, percebi nele uma insegurança em buscar lacunas para criticar o trabalho desenvolvido pelo Prof . Dr. Cicero Galli Coimbra. Como eu escrevi, no post anterior, uma instituição de neurologia deveria buscar conhecer o método bem definido do protocolo de tratamento com doses elevadas de Vitamina D.  
Verificar os resultados do contestado protocolo de tratamento, com  os rigorosos controles laboratoriais são fundamentais para se formar uma opinião. Caso contrário, seria um julgamento. O próprio Dr. Tauil iniciou o programa dizendo ele não estava ali para julgar ninguém e usou algumas colocações frutos de um julgamento, tais como:
1) que o tratamento com doses elevadas de Vitamina D não controla a Esclerose Múltipla: o Dr. Tauil pode fazer essa afirmação para o entrevistador, como fez, mas não para um portador de Esclerose Múltipla tratado com Vitamina D, como por exemplo este que vos escreve. A afirmação confirma o desconhecimento de causa sobre os resultados com o protocolo; basta ler os diversos comentários voluntários de pacientes tratados no próprio link da referida entrevista, grupos ativos com mais de dez mil membros no facebook, ou mesmo acompanhar os resultados de perto na Clínica do Dr. Cicero. Isto é uma verdade aberta para todos.
2) que o tratamento é realizado de forma indiscriminada: mais uma vez foi demonstrado que não se conhece sobre o protocolo de tratamento aplicado pelo Dr. Cicero. O tratamento com com doses elevadas de Vitamina D somente pode ser realizado com acompanhamento personalizado, fundamentado em resultados de exames médicos laboratoriais. Cada pessoa, portadora de doença autoimunitária, tem a sua dose ajustada de acordo com os exames mencionados. Eu, sinceramente, não achei nem um pouco indiscriminado ver o desaparecimento de lesões em minhas próprias imagens de ressonância magnética (um dos exames de controle utilizados).
3) que se deve medir os níveis sanguíneos de Vitamina D para fazer a reposição: frisou várias vezes que é necessário solicitar exame para verificar se o paciente está deficiente de Vitamina D antes de repor. Este tópico é óbvio; os médicos que seguem o protocolo de tratamento devem obrigatoriamente realizar este exame prévio, para comparar a elevação do nível sérico de Vitamina D depois de um período de suplementação. Esta curva de crescimento varia de acordo com o grau de resistência genética que o paciente tem ao hormônio da Vitamina D.

Além dos dois médicos supramencionados, o programa contou com a participação do neurologista Dr. Paulo Rogério Mudrovich, de Curitiba/PR, que se apresentou como membro titular da Academia Brasileira de Neurologia  e mostrou estar conectado com as tendências positivas relativas aos estudos que se reproduzem rapidamente ao redor do mundo sobre os efeitos da Vitamina D sobre a Esclerose Mútilpla. Afirmou também que a Academia Brasileira de Neurologia, em que se indentificou como membro titular, demorou em perceber e destinar a devida atenção à esta tendência.
Confesso que me senti contrangido quando o Dr. Tauil disse que acreditava que o Dr. Paulo Rogério não era membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, pois quem estava lá representando a instituição era ele. Foi um tanto deselegante contrariar a palavra de um colega de trabalho contestando a veracidade do cargo com o qual ele se identificou.
            Em outro momento, o Dr. Tauil disse ser irracional receitar suplementação de Vitamina D para todas as pessoas, principalmente em um país tropical. O Rio Grande do Sul e Paraná estão no Brasil e não possuem clima tropical; mesmo em locais em que o clima é tropical os maiores números de densidade demográfica estão nos ambientes urbanos, em que as pessoas não têm possibilidade de uma exposição solar significativa, devido aos hábitos de vida impostos. É irracional suplementar vitamina D para todas as pessoas? Fazendo o simples exame de sangue, tantas vezes mencionado, é certeza que se verifica a deficiência de 9 (nove) entre 10 (dez) pessoas. Isso é irracional? Esta questão foi também contrariada pelo Dr. Paulo Rogério, que disse que em Curitiba e em Londres é fundamental a reposição para todas as pessoas.
            De acordo com o dicionário Michaelis, o significado da palavra “irracional” é: adj (lat irrationale) 1 Que não é racional, oposto à razão. 2 Que não raciocina. 3 Que não tem a faculdade do raciocínio. Vamos lá: não foi muito complexo de raciocinar e entender a explanação do Dr Cicero, apresentando que a produção natural de Vitamina D por meio de uma simples exposição solar é de 10 mil unidades internacionais, assim como não exigiu muito raciocínio entender que doses menores do que a produzida pela natureza, tais como as utilizadas nas pesquisas em que o Dr. Tauil fundamenta sua crítica ao tratamento, não tenha efeito benéfico sobre a Esclerose Múltipla.
            É importante ressaltar que o Dr. Tauil disse que mais estudos devem ser aguardados, com ética e calma. É delicado solicitar calma para uma mãe que tem seu filho com 27 anos sofrendo as penas da doença aliada aos efeitos colaterais devastadores dos medicamentos convencionais, defendidos pela Academia Brasileira de Neurologia. É ainda mais contraditório pedir para um portador de Esclerose Múltipla ignorar os inúmeros depoimentos de usuários do protocolo de tratamento com doses elevadas de Vitamina D, que relatam melhoras e qualidade de vida normal longe das sombras da enfermidade. O interesse do paciente deve ser preservado, assim como o seu direito de escolha.
            O paciente tem o direito de escolher o que bem entende com relação à sua saúde. No meu caso, que usava o tratamento convencional, decidi por livre e espontânea vontade seguir somente o tratamento com Vitamina D. Nunca mais  tive nenhuma manifestação da doença e levo uma vida saudável. Quem decide seguir um tratamento exclusivo com Vitamina D, contestado pelo Dr. Tauil, é o paciente. É o paciente que sente a ineficiência do tratamento convencional e a eficiência do tratamento com Vitamina D. Não é o profissional médico que impõe a conduta a ser seguida. Ele não tem esse direito; tem apenas o dever de apresentar as opções existentes, assim como suas consequências e resultados. Como é possível combater uma escolha pessoal de uma conduta a ser seguida? Combater o uso exclusivo de Vitamina D é infringir na liberdade alheia. Afinal, o paciente é o maior interessado em ficar bem de saúde.
            O Dr. Tauil queria de qualquer forma fazer perguntas que, segundo ele, haviam sido elaboradas por seus pacientes direcionadas ao Dr. Cicero, que não foram permitidas pelo apresentador.
            Para finalizar o presente texto, escrito por um paciente que recebeu alta médica do Dr. Cicero após ficar livre da Esclerose Múltipla, vou tentar responder a pergunta feita repetidas vezes, de forma sorridente, pelo Dr. Tauil: Por que existem os remédios?
            Acredito que os remédios para Esclerose Múltipla existem para alimentar o lucro exorbitante das megaempresas fabricantes dos medicamentos que são defendidos pela Academia Brasileira de Neurologia e tantas outras instituições ao redor do mundo. É para pensarmos de forma racional: uma empresa que fatura U$ 5.000.000.000,00 por ano com um medicamento para Esclerose Múltipla tem um evidente interesse e poder de manipular e distorcer informações para não perder a receita advinda da venda do produto especificado. A Vitamina D, apesar de já possuir comprovação científica que a demonstra como o mais poderoso imunomodulador disponível, tem o problema de ter baixo custo e não ser patenteável. Ainda usando o poder da racionalidade, é obvio saber que uma substância que causa buracos orçamentários de alta magnitude seja combatida em vários níveis, por meio da manipulaçao da opinião que atingem médicos e pacientes.
            Os médicos que condenam o tratamento com Vitamina D têm dúvidas, os médicos que prescrevem sabem dos benefícios e os pacientes, assim como eu, tem certeza! Ninguém pode dizer para mim que não dá certo.
            Continuo torcendo e vibrando para um equilíbrio entre médicos para que possam caminhar com respeito, sempre em benefício da saúde de seus pacientes.

Observação 1: a entrevista comentada no texto pode ser assistida na íntegra no link:
Observação 2: vale a pena conhecer Estudo "duplo-cego, randomizado" ("double-blind, randomized") mostrando redução do número de lesões ativas no grupo tratado com doses relativamente baixas de vitamina D (20.000 UI por semana) por apenas 1 ano, além de tendências a diversas outras melhoras, em comparação com o grupo que recebeu apenas interferon + placebo, sem efeitos colaterais verificados:



Abraços,

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Amigo Sergio, muito bom poder compartilhar ideias…

      Abs,

      Excluir
    2. parabéns Marcelo conte comigo meu filho é portador e ´so melhou com o uso da vitamina D moro em Salvador Ba e o medico dele fica em SP Dr. Sergio da equipe de dr Cicero

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ana Claudia,

      É muito importante manifestarmos nossas opiniões, para que autoridades médicas percebam que os pacientes são pessoas que buscam o melhor para si próprios.
      Estamos juntos.
      Abs,

      Excluir
  3. Olá Marcelo,
    Vi um vídeo sobre vitamina D e sobre o tratamento da EM com o Dr Cícero.
    Você deu seu depoimento e fiquei muito feliz.
    Estou atualmente investigando diversas doenças, tentando descobrir o que tenho.
    A oito anos sofro de cãibras nos pés, diagnosticada como Síndrome de Raynald, doença autoimune que causa constrição nas artérias capilares, fechando a passagem de sangue para as extremidades do corpo, no meu caso, os pés.
    Enfim, a dois meses as dores vem aumentando, parei de pisar o pé esquerdo, as dores sobem para toda a perna e definitivamente está muito desconfortável. Fiquei 2 semanas de cama, aluguei muletas e depois de tomar um antiinflamatório para lombociatalgia, voltei a andar devagarzinho.
    Estou a 3 semanas afastada do trabalho e bastante preocupada.
    Muitos sintomas relatados por pacientes do Dr Cícero são semelhantes ao que sinto.
    Ano passado procurei um neuro por desconforto referente a memória, enxaquecas, tonteiras e muito muito cansaço. Fiz tomografia e mapeamento, mas (acredite) não peguei os resultados (por medo). Em paralelo procurei um médico endócrino, e lembro ter comentado com ele em tom de brincadeira... "Por favor dr. descubra se o motivo do meu cansaço extremo é doença ou preguiça". rsss E os exames de sangue estavam perfeitos. Também procurei um otorrino, devido as tonteiras, fui diagnosticada com labirintite.. Estou literalmente me sentindo com 90 anos.
    Convivo com dores e cãibras nos pés, sempre tensa com medo de ter uma crise no meio da rua ou dirigindo.
    Mês passado visitei um médico ortomolecular para me ajudar a recuperar a disposição e força, pois queira malhar, iniciar uma atividade física. Fiz uma bateria de exames no sangue, resultados perfeitos, porém insuficiência de vitamina D... Preocupei!!
    Essa semana solicitei desarquivamento da tomografia, vou busca-la na próxima terça feira. Fiz ressonância dos pés e tb da coluna lombar. Iniciei a fisioterapia analgésica e continuo com dor, oscilando bastante em dores mais e menos fortes. Estou ansiosa.... Venha o que vier, seja o que Deus quiser, após assistir seu depoimento e de várias outras pessoas, estou otimista.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta!

      Fico perplexo quando fico sabendo de algumas condutas médicas, como o comentário que você mencionou que ouviu sobre sua fadiga; é muita falta de sensibilidade.

      Quando uma pessoa não usa suplementação de vitamina d, é muito provável que ela esteja mesmo com deficiência. Normal.

      Sugiro que você procure um dos médicos que utilizam o protocolo de tratamento para fechar o diagnóstico e iniciar a sua suplementação.

      Estou à disposição para conversar! Meu email é: mcbpalma@gmail.com

      Excluir